Estudo Bíblico

Esta é somente uma parte de uma palestra do Pastor Charles Maciel Vieira
Pastor – Capelão Cristão – Teólogo – Professor de Teologia – Palestrante

Esse estudo faz parte do curso “A Essência da Adoração”, que ensina as pessoas a serem homens e mulheres de Deus de verdade, ensina a base de uma vida com Deus, saindo de qualquer superficialidade teológica e entrando nas entranhas da alma. Se você quiser que este estudo seja ministrado em sua igreja, ou mesmo quiser um curso básico em Teologia em sua igreja, entre em contato. A residência do Pastor Charles fica no bairro Aroeira – Macaé-RJ
Pastor Charles Maciel Vieira
Cel: (22) 9746-0635 / 9257-0151


Deus no quarto de Salomão
Um dia Deus entrou no quarto de Salomão: ”E o SENHOR apareceu de noite a Salomão, e disse-lhe: Ouvi a tua oração, e escolhi para mim este lugar para casa de sacrifício”. (2 Crônicas 7:12). “E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. Agora estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração deste lugar”. (2 Crônicas 7:14-15)

1.    Povo que se chama pelo nome do Senhor
Na aplicação para os nossos dias, não é ser assembleiano, batista, metodista, é ser o povo que é conhecido como “Povo de Deus”. Para ser povo de Deus, tem de haver santidade, separação do mundo (não é alienação), comunhão com Deus. Tem gente que só lê a bíblia domingo na igreja, tem gente que faz oração relâmpago, do tipo “não deu nem pra anotar a placa do carro que atropelou o menino” de tão rápido. Ser povo de Deus é como profetizou Jeremias: “E eles serão o meu povo, e eu lhes serei o seu Deus; E lhes darei um mesmo coração, e um só caminho, para que me temam todos os dias, para seu bem, e o bem de seus filhos, depois deles. E farei com eles uma aliança eterna de não me desviar de fazer-lhes o bem; e porei o meu temor nos seus corações, para que nunca se apartem de mim”. (Jeremias 32:38-40)

2.    Humilhação
Humilhação, é coisa de servo. Se você não é servo, você não sabe o que é se humilhar perante Deus. Em nossa cultura brasileira, o servo ou escravo é um contexto negativo, mas no ensinamento bíblico é positivo, pois demonstra a ação da pessoa dobrar o seu joelho e chorar, implorar, gemer, diante de seu Senhor. Tem muitos crentes que não sabem o que é se humilhar e gemer diante de Deus como servo. Não é chorar quando está angustiado, com problemas, é se humilhar quando tudo vai bem, pois é posição de servo de Deus. Daniel, o profeta, se hum ilhava diante de Deus: “Então me disse: Não temas, Daniel, porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras; e eu vim por causa das tuas palavras”. (Daniel 10:12) O apóstolo Pedro ensina: “Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte; Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;” (1 Pedro 5:6-8)
Martinho Lutero escreveu: "Uma masmorra (prisão) com Cristo é um trono, e um trono sem Cristo é um inferno." Martinho Lutero


3.    Oração
Tem gente que faz oração, mas não sabe orar. Tem gente que sobe o monte, faz propósito, mas não sabe o que está fazendo. Orar é falar com Deus e ouvir Deus falar. A oração tem de partir do principio de que você deve se consertar com Deus e o adorar antes de tudo. Não se faz barganha com Deus. Ser evangélico não é uma alternativa à feitiçaria, pois há pessoas que confundem as coisas. Se eu subo um monte para orar ou oro em meu quarto, ou na igreja, a primeira coisa é adorar a Deus, e segunda coisa pedir fortalecimento espiritual para si, depois fazer intercessão, que é pedir pelo próximo. A matéria sobre oração merece mais tempo, e não teremos este tempo aqui. A bíblia ensina que aquele que vive pedindo coisas a Deus, e Deus que é conhecedor de cada coração, sabe o que você precisa, mesmo antes de pedir, e tem gente que pede para seu próprio prazer, deleite, então Deus não responde a esse tipo de oração. Tiago escreve: “De onde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam? Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis. Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites”. (Tiago 4:1-3) Jesus nos deixou o exemplo: “Ele, porém, retirava-se para os desertos, e ali orava”. (Lucas 5:16) Igualmente ao Jejum, nós temos ensinamento bíblico. Do apostolo Paulo: “... em jejum muitas vezes...” (2 Coríntios 11.27) E um ensinamento lindo na profecia do profeta Isaías: “Eis que para contendas e debates jejuais, e para ferirdes com punho iníquo; não jejueis como hoje, para fazer ouvir a vossa voz no alto. Seria este o jejum que eu escolheria, que o homem um dia aflija a sua alma, que incline a sua cabeça como o junco, e estenda debaixo de si saco e cinza? Chamarias tu a isto jejum e dia aprazível ao SENHOR? Porventura não é este o jejum que escolhi, que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo e que deixes livres os oprimidos, e despedaces todo o jugo? Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres abandonados; e, quando vires o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne? Então romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará, e a tua justiça irá adiante de ti, e a glória do SENHOR será a tua retaguarda”. (Isaías 58:4-8) O Jejum pode ser parcial, total e também com condições (condicional). Não nos aprofudaremos nisso agora.
   
4.    Buscar a face do Senhor
Buscar ao Senhor, denota achar algo que estava perdido, uma comunhão perdida. Você busca o que não está contigo, o que você não tem, o que você não possui, o que se perdeu. Jesus, usou várias vezes ilustrações sobre algumas coisas que precisam ser encontradas. Encontrar a face do Senhor, é encontrar intimidade, comunhão (Grego -koinonia), é ser intimo de Deus, ter livre acesso a Deus, é a face do Senhor chegar até você, e você ser “arrebatado” à presença de Deus. Deus usa Jeremias: “Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. E serei achado de vós, diz o SENHOR, e farei voltar os vossos cativos e congregar-vos-ei de todas as nações, e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o SENHOR, e tornarei a trazer-vos ao lugar de onde vos transportei”. (Jeremias 29:12-14) O profeta Jeú falou com o rei Jeosafá, rei de Judá: “Boas coisas contudo se acharam em ti; porque tiraste os bosques da terra, e preparaste o teu coração para buscar a Deus”. (2 Crônicas 19:3)

5.    Converter-se de seus maus caminhos (pecados)
Será que não houve um engano e essa palavra não era para o ímpio? Não, essa palavra era para o povo de Deus mesmo. Para haver conserto, conversão. Os maus caminhos começam no coração, ninguém comete um adulterio virando a esquina da rua, não, a idéia é cultivada dentro de seu coração, de sua alma. O pecado não acerta a pessoa, o pecado é cultivado e ragado pela pessoa. Se você tiver santidade, pode passar a maior tentação na sua frente que não fará nenhum efeito em você, porque você é um santo homem de Deus e uma santa mulher de Deus. O apostolo paulo escreve a uma igreja e não a mundanos: “Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens?” (1 Coríntios 3:3). João escreve à igreja de Éfeso: “Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres”. (Apocalipse 2:4-5) E à igreja de Laodicéia: “Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca. Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas. Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te”. (Apocalipse 3:15-19)

6.    A sua terra será sarada pelo Senhor
Sarar a “terra”, significa, para nós hoje, dar saúde à vida, família, à igreja corpo de Cristo. Joel descreveu: “O que o gafanhoto cortador deixou o gafanhoto peregrino comeu; o que o gafanhoto peregrino deixou o gafanhoto devastador comeu; o que o gafanhoto devastador deixou o gafanhoto devorador comeu”. (Joel 1:4) NVI. E ainda descreveu a situação: “Arrasou as minhas videiras e arruinou as minhas figueiras. Arrancou-lhes a casca, e derrubou-as, deixando brancos os seus galhos. Pranteiem como uma virgem em vestes de luto que lamenta pelo noivo da sua mocidade. As ofertas de cereal e as ofertas derramadas foram eliminadas do templo do Senhor. Os sacerdotes, que ministram diante do Senhor, estão de luto. Os campos estão arruinados, a terra está seca; o trigo está destruído, o vinho novo acabou, o azeite está em falta. Desesperem-se, agricultores, chorem, produtores de vinho; fiquem aflitos pelo trigo e pela cevada, porque a colheita foi destruída. A vinha está seca, e a figueira murchou; a romãzeira, a palmeira e a macieira, todas as árvores do campo secaram. Secou-se, mais ainda, a alegria dos homens. Ponham vestes de luto, ó sacerdotes, e pranteiem; chorem alto, vocês que ministram perante o altar. Venham, passem a noite vestidos de luto, vocês que ministram perante o meu Deus; pois as ofertas de cereal e as ofertas derramadas foram suprimidas do templo do seu Deus”. (Joel 1:7-13) Joel chamou o povo ao arrependimento e conversão: "Agora, porém", declara o Senhor, "voltem-se para mim de todo o coração, com jejum, lamento e pranto. " Rasguem o coração, e não as vestes. Voltem-se para o Senhor, para o seu Deus, pois ele é misericordioso e compassivo, muito paciente e cheio de amor; arrepende-se, e não envia a desgraça”. (Joel 2:12-13) Com a conversão do povo ao Senhor houve a mais bela profecia já conhecida: “O Senhor respondeu ao seu povo: "Estou lhes enviando trigo, vinho novo e azeite, o suficiente para satisfazê-los plenamente...” (Joel 2:19ª) “Vocês comerão até ficarem satisfeitos, e louvarão o nome do Senhor, o seu Deus, que fez maravilhas em favor de vocês; nunca mais o meu povo será humilhado. Então vocês saberão que eu estou no meio de Israel. Eu sou o Senhor, o seu Deus, e não há nenhum outro; nunca mais o meu povo será humilhado. "E, depois disso, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os velhos terão sonhos, os jovens terão visões. Até sobre os servos e as servas derramarei do meu Espírito naqueles dias”. (Joel 2:26-29)

7.    Deus ouvirá a oração deste povo
A resposta da oração é mostrada como o fruto da obediencia do povo a Deus Jeová, que é ao próprio Jesus. Deus falou através de Isaías: “Aí sim, você clamará ao Senhor, e ele responderá; você gritará por socorro, e ele dirá: Aqui estou. "Se você eliminar do seu meio o jugo opressor, o dedo acusador e a falsidade do falar; se com renúncia própria você beneficiar os famintos e satisfizer o anseio dos aflitos, então a sua luz despontará nas trevas, e a sua noite será como o meio-dia”. (Isaías 58:9-10) Como disse Deus a Salomão: “Agora estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração deste lugar”. E quanto à resposta de Deus, Jesus disse: Jesus, porém, olhando para eles, disse: Para os homens é impossível, mas não para Deus, porque para Deus todas as coisas são possíveis”. (Marcos 10:27)

Este curso tem uma continuidade e tem um começo antes deste conteúdo, com maior profundidade. Isto é somente uma palhinha de um todo.
Paz em Jesus

Pastor Charles Maciel Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário